analy

12 de set. de 2007

Santiago (2)

Já vi Santiago algumas vezes, desde a sua estréia. É realmente um filme que muito me comove e emociona. Filmes, livros, ou peças que abordam a Família sempre tem chances de me fazer lacrimejar. Santiago, já escrevi aqui, não é só sobre o mordomo da casa dos Salles, como também é sobre o próprio diretor. Um documentário de auto-reflexão e auto-crítica.

Porém, revendo-o diversas vezes, é notável como seu diretor fez também um documentário coletivo. Coletivo não na sua autoria, mas em seu, digamos, “objetivo maior”. Em outras palavras: João Salles quer que seu filme sirva de registro não só de suas lembranças, mas das recordações de seus irmãos. Um filme-testamento de tempos já passados.

João foi entrevistado pelo Jô Soares no começo da semana. E o diretor pontuou com surpresa e satisfação quanto ao sucesso que o filme tem alcançado junto ao público. É realmente bem curioso. Um documentário (!) de teor tão pessoal e familiar, de edição um tanto quanto ousada, tocar uma considerável gama de espectadores.

Santiago é pessoal, sim, mas prova-se também universal. O que o filme coloca em seu subtexto é a busca de sentido para a existência. Numa vida que muitas vezes é plena “decepção”, como suportá-la? Como conviver com um Tempo tão implacável?

O mordomo, que vivia em um cubículo no Leblon, se refugiava dessa angustia inerente ao ser humano na devoção à Arte, na admiração pelos pintores pré-renascentistas, na cópia de textos sobre a aristocracia mundial e também em danças e exercícios ás vezes sem muito sentido...

João Moreira Salles, acredito (lendo suas entrevistas), fez seu filme em um momento pessoal muito difícil, e retornar à casa de sua infância e mocidade foi a tentativa de compreender o que é, emfim, a vida. Há nela algum sentido? Santiago (o homem) lhe ajudará a refletir essas questões.

4 comentários:

Anônimo disse...

Josa, Santiago valem mil posts.

Por sua ousadia narrativa e beleza plástica; pela metalinguagem muito bem trabalhada; por sua contundência como inventário familiar-pessoal; por sua sinceridade ao expor a voz do filho do patrão mandando o mordomo obedecer ordens. Santiago é simplesmente uma obra-prima. Pronto.

Josa disse...

Caro Clayton!

Com certeza, Santiago é todas essas coisas e muito mais.Uma reflexão sobre vida e morte.

Vc acredita que já vi o filme seis (!) vezes...

Um filme de uma sensibilidade excepcional! Por certo, uma obra-prima.


abraços...

Anônimo disse...

Assino embaixo! E seu post me inspirou a escrever sobre Santiago. Abraços
Clayton

José C. Violato Gomes disse...

Uma obra-prima. Ponto final.