analy

22 de nov. de 2007

Jogo de Cena (2)


Continuando...

Já disse uma vez o diretor Nelson Pereira do Santos que a linguagem do documentário é muito mais complexa que a de ficção”. Palavras essas vindas de um cineasta que já atuou com mestria nesses dois universos (gêneros?) do cinema.

Relembro a frase do diretor de Vidas Secas porque é importante notar que tanto Santiago, como Jogo de Cena, são filmes que colaboram para a evolução do debate sobre cinema e, sobretudo, sobre a linguagem do documentário. Santiago de João Salles, por exemplo, é tanto um filme sobre seu mordomo, como também sobre os dilemas da arte de realizar um filme de caráter documentário. Seus limites de objetividade, de ética.

Jogo de Cena reflete também sobre os limites do cinema de não-ficção. Como o dilemas de se alcançar a "verdade” numa entrevista, por mais emocionante e verdadeira que ela possa parecer. Coutinho, neste seu último filme, radicaliza questões que persistem em seu cinema desde Santo Forte, de 1997. Até que ponto vai a verdade e a representação? Se nós todos estamos em constante representação em nosso dia-dia. Imagine então em frente de uma câmera...

Ao chamar atrizes para representar depoimentos reais, Coutinho reafirma sua convicção de que não há verdade objetiva no documentário. A única verdade que existe é a do ato de filmagem. A arte do encontro entre cineasta e seu personagem. Disse Coutinho numa conferência do É tudo verdade, em 2001:

Na verdade, mesmo no filme etnográfico ele (o diretor) não filma o real, ele filma um encontro entre um cineasta e o mundo. O documentário é isso: o encontro do cineasta com o mundo”.

Jogo de Cena é um dos mais emocionantes e geniais filmes do mestre.

3 comentários:

Anônimo disse...

dear,
que bom que a manutencao acabou.
vi o jogo do Coutinho....achei genial a idéia, algumas vezes cheguei a "duvidar" das atrizes.
Achei otima a Beltrao....
A Marilia Pera - com aquele !"cristal japones" que faz chorar é demais.
Gostei muito da emoção das mulheres comuns em suas falas.
valeu.
bjs
tuta veloso

Anônimo disse...

Não tive tempo para ver a sua indicação sobre esta nova obra do Coutinho.Também, e não é jogo de cena,apreciei esta abordagem.

"old neo"

José C. Violato Gomes disse...

Coutinho consegue que as pessoas se mostrem. (lembram de Edifício Master?) Em jogo de cena, as atrizes acabam entrando no jogo!