analy

22 de nov. de 2007

Jogo de Cena


Pois bem. Com computador 100%, voltamos às atividades. Vi muita coisa nesses dias, boa e má, mas acompanhei principalmente nossos filmes nacionais. Muitas foram as estréias de filmes brasileiros, e falo primeiramente do novo filme de Eduardo Coutinho, Jogo de Cena. Que com certeza merecerá mais linhas que as escritas abaixo.

O ano de 2007 está terminando e já surge a tentação de apontar os “melhores filmes do ano”. É um pouco coisa de (norte) americano, fazer listas o tempo todo, essas coisas. Mas é também saudável olhar a produção cinematográfica em perspectiva, apontar progressos, tendências, etc.

Digo isso porque acho emblemático observar que os dois melhores filmes (nacionais ou não) do ano são filmes documentários: Santiago, a obra-prima de João Salles, e, claro, o novo filme de Coutinho. O cinema - documentário cresce no mundo todo, e vale a pena fugirmos de qualquer sombra de provincianismo para constatar que a produção documental brasileira é uma das melhores do mundo. Sem demagogia.

Ainda nessa lista de “melhores” do ano, sem dúvida ainda incluiria outro documentário, o belo 500 Almas, de Joel Pizzini. Um filme infelizmente pouco visto, mas que, espero, encontre seu lugar na história de nosso cinema. Um filme de imensa sensibilidade, poesia e originalidade.

Continua...

Nenhum comentário: