Mais do que simplesmente selecionar os “melhores” filmes em detrimento de muitos outros não tão bons assim, uma retrospectiva serve também para tentarmos mensurar o que vimos em um ano. Colocar em perspectiva tendências, surpresas e avanços de nossa cinematografia.
Listei cinco filmes nacionais que merecem um lugar respeitável em nossa memória cinéfila. Nosso cinema, assim espero, sempre terá um local de destaque neste espaço de reflexão. Não importa se bons ou medíocres. Ver filmes de nossa cultura será sempre enriquecedor. O cinema brasileiro é espelho e farol para o desvendar de nossa identidade.
Bem, eis a lista:
1- Santiago – Não poderia ser diferente. Um filme que já faz parte de nossa história. Um exemplo de singeleza, inteligência. Obra-prima do cinema documentário.
2- Jogo de Cena – Santiago pode ter sido o melhor, mas Eduardo Coutinho ainda é nosso maior cineasta vivo. Um filme sobre a arte de interpretar e a arte de ser mulher. Maravilhoso.
3- Não por Acaso – Mesmo com suas imperfeições é impossível não se emocionar com interpretações tão marcantes e um diretor estreante com algo muito bonito a dizer sobre as relações humanas.
4- A Via Láctea – Há duas semanas participei de um debate com a cineasta Cacá Diegues. Para o diretor cinema-novista, o filme de Lina Chamie é nada menos do que o melhor filme do ano. Música e poesia se combinam para falar de amor e morte.
5- Cheiro do Ralo – A jornada infeliz de uma capitalista incapaz de amar algo além de bens materiais. Humor e escatologia num Selton Mello irreparável. Heitor Dália, o diretor, prova que o interessante Nina, seu filme de estréia, não foi sorte de principiante.
25 de dez. de 2007
Retrospectiva Nacional - 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Concordo com todos esses daí.
E Mutum? E Tropa de Elite? A polêmica está posta (rs)
dear,
gostei da lista, alguns dos citados realmente são dignos.
vi " a culpa é de fidel" é muito bom...
ainda não vi "tropa"? e nem tenho vontade de fazê-lo.
bjs
tuta veloso
Meu caro Clayton,
"Mutum" é um filme que não me pegou. O garoto é ótimo, um filme sensível, mas acho que muito longe dos inúmeros elogíos que o filme recebeu. Mas vou rever...
"Tropa de Elite" é filmaço, mas eu tinha que escolher só cinco, né...
abs!
Postar um comentário