analy

17 de jun. de 2010

escritor fantasma x ilha do medo x depois das horas


Não sei se comparar escritor fantasma e ilha do medo esclareça muita coisa. Sim, "são filmes de gênero" (ou quase). "Dois diretores veteranos filmando super bem". Tudo bem. Mas veja lá.
O Scorsese usa sua habilidade técnica para brincar com o cinema de gênero (há ironia), e faz isso para falar da paranóia, da dor da perda. De sentimentos humanos, enfim. O Polanski não tem nada para dizer. O Scorsese tem.

Do que fala o filme do sapeca polonês? Do ex-James Bond que virou primeiro ministro e cometeu crimes de guerra? Ah! Conta outra. Dá para acreditar nas pistas que Mcgregor encontra? No flerte infilel da mulher do ministro? Naquela empregada chinesa? De uniforme...

Se Polanski leva a sério esse seu último filme... Não sei. Quiçás ele sempre foi ruim mesmo. Com excessão talvez de O Bebê de Rosemary e O Inquilino. Lembrei agora... Detesto O Pianista (sem alma) e aquele Oliver Twist (sem pulso).
ps - vi ontem depois das horas, do scorsese. esse é bom demais! mistura de táxi driver com intriga internacional com... ilha do medo.

pps- assoprando a nuvem de arrogância sobre o texto: "não, não vi Chinatown".

3 comentários:

hnrchcrnh disse...

Pensei que a parte de não dizer nada nem acreditar nas pistas imbecis ou nos elementos-chave da história fizesse parte da brincadeira de gênero. Achar um filme ruim por falta de "mensagem" é meio besta.

O que me irrita no fantasma é ele ser estrelado pelo HOMEM PERIPÉCIA.

O que mais me diverte é ver como ele empurra aquela inglaterra como "a parte feia dos 'Estados Unidos'" (mas aí já é fruição extra-filme).

Não é um filme genial, não mesmo. É um filme benfeitinho e no fim das contas divertido. "Entretenido". Saca?

Josa disse...

Sim; Entretenido. Mas quero ir no cinema pra algo mais.

Não quis dizer "mensagem". Cinema pode compartilhar sentimentos, ideias. Vc gosta do Tarkosvk?

Vou no cinema atrás de consolo.

HOMEM PERIPÉCIA. me passa o perfil dele. rá.

abs!

Josa disse...

Pensei que a parte de não dizer nada nem acreditar nas pistas imbecis ou nos elementos-chave da história fizesse parte da brincadeira de gênero.

acho que vc está certo nisso