analy

5 de mai. de 2007

Homem-Aranha 3

Impossível resistir. Escapei de uma aula da noite na Faculdade e fui conferir no dia de estréia o filme que é o fechamento de um ciclo de amadurecimento na vida de Peter Parker/Homem-Aranha. E vou logo adiantando, Homem-Aranha 3 é o melhor filme da trilogia!

Queria ir numa sala de cinema bem popular para sentir a expectativa da platéia. Fui no Shopping da Lapa. Acompanhado por uma multidão de adolescentes ansiosos que, para o bem ou para o mau, são a razão de ser desse tipo de cinema – evento.

Diferente do que li em algumas críticas sobre o filme, o terceiro episódio está longe de ser “mais do mesmo”. A terceira parte da saga do herói aracnídeo vai além dos dois primeiros filmes, sendo o mais “adulto” de todos eles. O que, acredito, colaborou para surpreender um pouco a platéia do Centerplex Lapa 1 em alguns momentos, que esperava uma aventura mais passageira.

O primeiro filme era sobre a responsabilidade do herói em lidar com seus poderes, o segundo sobre os dilemas em equilibrar uma vida de herói e uma vida pessoal-amorosa atribulada. Nesse terceiro, Parker deve transformar-se num Homem-Aranha ético, adulto. Amadurecido o suficiente para não se tornar somente um vigilante-vingativo, mas sim um homem capaz de ouvir, compreender e perdoar.

Os dilemas do Homem-Aranha são agora de ordem moral


Um simbionte alienígena hospeda-se no uniforme de Aranha, deixando-o mais ágil e poderoso, mas em troca o bicho faz aflorar o lado da personalidade de Peter mais sombrio e obscuro. Homem-Aranha é em boa parte do filme (a melhor) seduzido pelo “lado negro da força...”.

Dando-se conta de quão diferente ele se tornou tomado pelo alienígena, Peter busca redenção numa igreja cristã, local onde temos o prazer de acompanhar a melhor e a mais forte seqüência de toda a trilogia. Os sinos da igreja reverberam e Homem-Aranha coloca-se de joelhos em busca de expiação. É genial!

O filme superou o maior dos temores que eu tinha antes de vê-lo: não conseguir equilibrar o grande número de vilões e sub-tramas. O diretor Sam Raimi não deixa a peteca cair. Também não transforma seu filme em um grande frenesi de ação e efeitos. O ritmo do filme é cadenciado como o dos dois primeiros, dando tempo para que os dramas dos personagens fluam no tempo certo.

Tobey Maguire sempre esteve ótimo na pele do herói, mas Kristen Durst com sua Mary Jane é a alma do filme. Durst, com Maria Antonieta e esse filme, prova-se uma atriz excepcional. Sem exagero. Os anos de passagem da adolescência para a vida adulta foram tão bons para ela como foram para o Homem-Aranha.

É claro que haverá outra seqüência ao filme. A caixa registradora dá as cartas na indústria de Hollywood. Mas tomará um pouco mais de tempo que o habitual dois ou três anos. Homem-Aranha 3 fecha uma jornada de romance, amizade, e sobretudo, da construção do Herói!

10 comentários:

Anônimo disse...

Josa querido! Bem, devo admitir que, como sempre, você mostra facetas do filme q eu naum tinha me preocupado em reparar;
Entretanto, devo discordar de vc quando diz que é o melhor da trilogia. Pra mim o primeiro é imbatível, e o segundo nem assisti, pq achei o trailer decepcionante hahaha

Enfim, de certa forma é interessante ver os dilemas morais/éticos de Peter Parker, mas ao mesmo tempo acho que Tobey não convenceu em algumas partes do filme. Não por culpa de seu talento, mas os produtores/figurinistas se esqueceram de certos detalhes: ao colocar aquela franja de lado, o toque de maldade e obscurantismo que era pra ser dado ali simplesmente desaparece e dá espaço ao riso, porque o cara ficou incrivelmente emo. Creio que uma ou duas frases ficaram mto forçadas tbm, não sei, pra mim ele passou a imagem de "sou um bonzinho tentando muito ser mal" e acho q não era esse o intuito original....

Ah, e o q eu naum gostei mesmo foi que o filme é cheio de apaga a tela-volta a imagem- apaga de novo-volta outra vez. No fim do filme eu quase levantei 3 vezes, achando q era o final efetivamente.
E eu não sou mto fã de lutas voadoras;

De resto, achei um filme muito bonito. Várias cenas BEEEEEEEM cinematográficas, como diria você... E o cara do restaurante francês fez meu dia valer a pena.

beijos!!!!!!

Anônimo disse...

Josa,

Vc me convenceu a assistir a trilogia. Qual outro filme de desenho em quadrinhos você acha bom? Hein?

Abço

El otro Del Toro

Josa disse...

Daneka,

Quando Peter lida com seu "lado negro" usando aquela "franja emo" é pra ser uma parte mais séria do filme, realmente.

Mas o humor faz muito parte do universo do Homem -Aranha. Então acho que rir da franja faz parte também do objetivo. Eu pelo menos ria o tempo todo...

Quanto ao "apaga a tela-volta a imagem- apaga de novo-volta outra vez" faz parte do suspense para terminar uma trilogia. Manter o público ligado pensado: "Será que acabou, oh meu Deus não?"

Cinemão, amiga...

Mas sugiro que vc veja Homem Aranha 2 que acho bem melhor que o primeiro. Com um melhor vilão porque aquele Duende Verde nunca me convenceu.

Ah, e o mesmo ator que faz o garçom francês do terceiro também tem uma participação genial no Homem 2!

Dá uma chance pro filme....

abraços.

Josa disse...

Caro "El otro Del Toro",

Holywood carece de originalidade como todo mundo sabe. E tem apelado nos últimos anos a refilmagens, continuações e, claro, adaptações de quadrinhos.

A maioria não costuma valer nada. Mas tenho uma admiração pela trilogia Homem-Aranha e principalmente pelo "Batman Begins" do Cristopher Nolan.

Acho o filme brilhante e já está com continuação engatilhada....

abraços.

Anônimo disse...

josa:

algumas partes com a franja emo eram pra rir mesmo, como a dele dançando no meio da rua. Mas a hora do embate Peter bom/Peter mal eu acho q estragou a seriedade da cena sim...

E sim, o suspense é legal, quando vc usa o recurso uma... duas...mas TRÊS VEZES ABSOLUTAMENTE SEGUIDAS????? Você transforma suspense em corte hahaha

e otro del toro, sugestões:
V de vingança
Sin City
300

êee!! \o/

Jef disse...

Meu caro Josafa.
Até que enfim estou lendo seu blog.
Certamente marcarei presença na leitura do seu blog. Sua crítica ao Homem-Aranha 3 "casa" com a da Revista SET (não sei se vc é leitor); não cheguei a ler muitas outras críticas.
Assisti ao filme no domingo e gostei demais. Com tantos personagens e tantas histórias tive medo de que o filme não conseguisse amarrá-las. Mas, como sempre, o Sam é um diretor notável. Me tornei fã dele (e estou descobrindo as relíquias da sua filmografia).
Como você, recomendo a todos a assistirem aos 3 filmes da série. Não é só ação! É ação com conteúdo. Isso que é o mais importante.

Forte abraço pra você.

Josa disse...

Caríssimo Jeferson!

Leio algumas coisas da SET,sim.

A crítica desse filme na revista é do Luiz Carlos Merten, que admiro muito.

abraços...

Anônimo disse...

Fa,
Fiquei com vontade de checar esse Homem aranha depois destes comentários....
Confesso que não sou muito ligada nesse tipo de filme, mas assim que assistir volto para os comentários.....
bjs
tuta veloso
in tempo: o merten ja viu este blog?

Josa disse...

Olá Tuta!

Depois que iniciei o BLOG não mais encontrei com o mestre Merten...

Assim que econtrá-lo voo convida-lo para uma visita com certeza, e até cobrar uma publicidade...

abraços...

Unknown disse...

Dearest Josa,

Surprise!!!
Yeah, I really enjoyed the movie!
It was awesome!!!
Though the American cliche thing they make us swallow, I couldnt digest that well, and I dont think I ever will, shows this ambiguity of the human nature, and that there´s no black and white whatsoever.
And although, here we go again to another cliche, there´s more gray area inside us than we could ever imagine!

Definetely most action scenes were almost breathtaking!!!

So, ok, I´m here waiting for you so we can start our class!

See you in a couple of minutes (I hope!!)

Munirih