analy

14 de ago. de 2007

Duro de Matar 4.0

Tenho uma relação muito pessoal com a série Duro de Matar. Ao lado do meu irmão vi e revi infinitas vezes os percalços de John Mclane. Sei de cor as falas dos primeiros filmes. Deixando claro que acho somente os dois primeiros filmes da franquia dignos de nota. O terceiro me parece um erro crasso de percurso.

O mundo e o cinema mudaram muito desde que o primeiro Duro de Matar, em 1988, ajudou a reformular o filme de ação norte-americano. Para um novo filme, em pleno século 21 e pós-11 de Setembro, os donos da franquia corriam o risco de descaracterizar o personagem original vivido por Bruce Willis.

Duro de Matar 4.0 não cai nessa armadilha. O carisma e humor do personagem continuam lá, e sua maneira única de enfrentar seus perigos continua a mesma. Mesmo que agora envolto num mundo de hackers e alta tecnologia.

O filme funciona como espetáculo de ação, mas merecia um vilão mais original e interessante. Não fez feio diante de minha expectativa (quase nostálgica) de rever o policial Mclane em ação. Mas também não alcança o humor nem a originalidade dos dois primeiros filmes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Josa!! Tudo bem? Entro com alguma frequência em seu blog, mas a outra máquina onde eu ficava não suportava abrir a página de comentários...vai entender!
Logo de cara, estréio algum comentário em Die Hard 4.0! Sem dúvida eu pensei que seria difícil atingir o "mainstream" como antigamente. Acabei me enganando! Porém, notei aquele leve aroma de ufanismo americanóide no filme... Não sei, depois do bendito 11 de setembro (que abalou Nadir e seus afiliados em Manhattan...hauhauaha!), eles não conseguem associar a ação e perigo sem apelar para o dia fatídico. Mas tudo bem! E como assim vc não gosta do 3?? É um filme de minha mocidade, oras!! Huahauahuah! Parabéns Josa! Comentários excelentes, inteligentes, desferidos com uma vasta bagagem de horas e mais horas de filmes assistidos!
Continue assim! Ou não! Hehehe! Grande Abraço!

Josa disse...

Caríssimo Victor!

Que regozijo saber de sua visita!

E vc está certo, 11 de setembro marcou e mudou demais a vida dos norte-americanos (e dos afiliados da Nadir, claro)

É então inevitável que o cinemão tente acompanhar esse mundo novo que configurou-se pós - Torres Gêmeas...

Gosto do "terrorismo virtual" do filme, mas continuo achando aquele vilão muito sem sal...

E sr. Jabbour, meu amigo. Duro de Matar 3 pode ter marcado sua juventude, mas é o horror do horror!

Jeremy Irons está um canastrão, e Samuel L. Jackson, vc sabe, é o presidente do sindicato dos enganadores...

Reveja Duro de Matar 1 e veja o que é filme!

E ah, uma sugestão com o Bruce Willis. Pegue na locadora o "Xeque-Mate"! Filme bem inteligente que acho que pouca gente viu...


grande abraço...