analy

20 de ago. de 2007

Simpsons – O filme

Não, não é um extenso episódio de tv. Desde a trama bem amarrada à “escala” dos acontecimentos, é um filme para tela grande. Simpsons O - filme mantêm a qualidade do seriado semanal, o que não é pouco, já que a série é um dos raros exemplares de vida pensante na televisão (mundial?).

Diferente do que pensa o crítico do Estado, Luiz Zanin, o longa não possui um final “edificante” para satisfazer a demanda “mercantilista” do desenho nas bilheterias, não frustrando, assim, as expectativas do público. Os Simpsons é muito mais do que uma simples franquia caça-níqueis!


Com um olhar mais atento, é possível perceber que o seriado criado por Matt Groening é todo preenchido de valores familiares, éticos e... "edificantes". Por mais que, de maneira sofisticada e bem-humorada, ironize esses mesmos princípios. Simpsons O - filme, assim como muitos episódios da série, fala de redenção. Redenção de Homer para com sua cidade e esposa, de Bart com seu verdadeiro pai. E isso tudo sem pieguice. Não é constrangedor ver uma família reatando seus laços porque, acredito, são sinceras as intenções dos criadores do desenho.

Sugestão: Ao buscar uma sala para ver o filme não arriscaria a versão dublada. O dublador de Homer não é o original da versão televisiva. A sala 1 do Espaço Unibanco projeta a versão original, com legendas. Não perca um humor da mais alta qualidade e inteligência...

6 comentários:

Brincando de Chef disse...

Josa, vou assistir esse sábado (I hope).
Depois te conto o que achei!
beijos,
Débora

Anônimo disse...

Grande Josa! Tudo bem?
Taí outro grande marco incontestável da minha mocidade! Hehe! Simpsons, ao meu modo de ver, é um das mais bem sucedidas séries americanóides, até porque, por várias vezes, espezinha o corroído "american way of life". Existe até um episódio com uma crítica bem direta a esse fator. A inteligência e sarcasmo com o qual Matt Groening lida com os assuntos mais corriqueiros, principalmente nas primeiras 4 temporadas, é simplesmente genial. Nada assusta ou fica pesado demais. Entretanto, está longe de ser apenas um desenho enlatado para exportação. Achei fenomenal seus comentários! Mais uma vez, atenho-me a lhe elogiar por toda sua percepçãoe um faro crítico que não vejo mais em nossa geração decadente e moribunda... Excelente! E como diria nossa mestra, "Viva o Dom Casssshhmurro!!" Huahuaha! Grande abraço!

Josa disse...

Caríssima Débora -chef,

Não perca essa oportunidade de conferir humor com refinada inteligência.

Ah, verei se assisto "Leis de Família" nesse fim de semana...

conversamos...

abraços...

Josa disse...

Sr. Jabbour,

Mas sou eu que devo concondar com seus comentários! As primeiras quatro temporadas dos Simpsons são mesmo geniais! Talvez as melhores!?

Só pra citar algumas pérolas:

"Uma família Trubulenta" - Toda família busca tratamento com o Dr. Marvim Monroe...

"Homer o Herege" - Homer vira um cético religioso.

"O Aniversário de Lisa" - Aquele do "Michael Jackson" de sanatório. obra-prima!

valeu pelas palavras de apoio,

abraços calorosos...

ps; Quer ficar realmente frustrado com nossa "geração moribunda"? Assista "Altas Horas" e veja o que sai da boca daqueles requintados baladeiros...

É melancólico...

Anônimo disse...

Sem dúvida!
Você buscou os melhores dos melhores! Homer o Herege é simplesmente fantástico! Neste episódio ele consegue ao mesmo tempo criticar o conservadorismo e fanatismo, mas em outra mão, declaradamente expõe que o "Faze o que tu queres, pois é tudo da lei" está longe de ser o ideal de vida do ser humano. Maravilhoso! E o "Acampamento Krusty" ?? Huahuahauha! Eu me divirto, não importa quantas vezes eu o veja! O fim foi mesmo deixar de fora a dublagem de Waldyr Sant´anna. Mais uma vez, um desrespeito aos excelentes dubladores brasileiros, que passam anos doando um pouco de si para dar vida aos personagens e, de repente, são violentados sem mais nem menos, como se qualquer um fosse capaz de fazer uma dublagem. Nota zero!

Quanto aos altas horas, ai sim vc foi mais feliz ainda! A céfalo-necrose já começa pelo apresentador...onde está o Sérgio Groissman do matéria-prima, programa livre?? Virou um retardado alienado, mais um garoto propaganda da Rede Bobo de televisão... Você é o último romântico dos nossos tempos, meu rapaz!! Hehe!
Grande abraço! (PS: perdão por escrever demais, é que fico muito feliz em conversar com alguém com tanta coisa a me apresentar!)

Brincando de Chef disse...

Hahahahaha, sou chef não, só brinco! rs
Isso mesmo: eu assisto Simpsons, você As leis de família e depois conversamos.
Ah! Se der, não esquece de levar algum dvd do Bergman pra ver se eu viro fã...
Beijos e nos falamos,
Débora