analy

3 de abr. de 2007

Declaração de Princípios!

Este é o primeiro post-teste deste Blog! Que eu espero que seja um local de reflexão sobre o que é, pelo menos pra mim, a mais bela das Artes!

O poeta Ferreira Gullar, em entrevista à Tv Cultura, disse que é uma tremenda bobagem escolher uma arte em detrimento de outra. Como se existisse uma hierarquia entre elas. Claro que não há. Mas, ele mesmo disse na ocasião, identificamo-nos mais com umas do que outras.
CINEMATÓGRAFO! Achei um bom título para o blog. Cinematógrafo foi o nome dado pelos irmãos Lumiere à seu "invento cientifico" em 1895...

Falar em Cinematógrafo me fez também lembrar do grande Bresson que assim chamava a arte que havia escolhido para se expressar. Ele buscava a especificidade do Cinema, algo que, para ele, não havia sido alcançado por seus contemporâneos diretores que tinham em seus filmes somente " teatro-filmado", que não chegava à essência do Cinema (Cinematógrafo).

Em sua homenagem, e como registro nesse post-test. Segue alguns princípios de Robert Bresson, publicados em livro pela Iluminárias há algum tempo, e que recomendo a leitura a todos que , como eu, são dependentes dessa arte que tanto nos toca e humaniza.

vida longa ao BLOG! http://cineverdade.blogspot.com/

" O CINEMATÓGRAFO É UMA ESCRITA COM IMAGENS EM MOVIMENTO E SONS".

" O CAMPO DO CINEMATÓGRAFO É INCOMENSURÁVEL. ELE DÁ A VOCÊ UMA FORÇA ILIMITADA PARA CRIAR".

"CONSTRUA SEU FILME SOBRE O BRANCO, SOBRE O SILÊNCIO E SOBRE A IMOBILIDADE".

Robert Bresson

Nenhum comentário: