analy

2 de out. de 2009

Quanto dura o Amor?


Três histórias. Três núcleos de personagens atrás de amor e companhia na capital paulistana. Uma atriz de teatro tenta a sorte na cidade grande, um escritor solitário busca achego nos colos de uma prostituta e amigos de trabalho iniciam um relacionamento além da hora do expediente. Dirigido pelo cineasta Roberto Moreira – “Contra Todos” -, “Quanto dura o Amor?” tem um problema sério: Há três filmes diferentes dentro dele. Uma trama luta com a outra sem piedade, deixando o resultado final raso e desequilibrado.

Desenvolver diferentes histórias em paralelo tem se tornado moda no cinema contemporâneo. “Crash” e “Babel” são os exemplos imediatos que usam esse artifício. “Quanto dura o Amor?” entra na moda, mas ganha interesse quando usa como pano de fundo a realidade da classe média de São Paulo, com seu frenesi e vida noturna característicos. Marina (Silvia Lourenço), por indicação de um amigo, vai morar junto de Suzana (Maria Clara Spinelli), num condomínio no coração da Avenida Paulista. Lá também mora Jay (Fábio Herford), escritor solitário que tenta consolidar um relacionamento com uma garota de programa da Rua Augusta, Michelle (Leilah Morena, da série “Antônia”).

Marina apaixona-se por Justine (Danni Carlos), cantora noturna também cobiçada por Nuno (Paulo Vilhena), dono da boate onde Justine se apresenta. A advogada Suzana começa a sair com Gil (Gustavo Machado), colega de trabalho. Só que como ela esconde um segredo inusitado, teme o fim do relacionamento.

Deu para ver a complexidade das histórias, enredos delicados e complexos que exigiriam mais tempo para desenvolvimento. Há coragem do diretor Moreira quanto à escolha dos temas, mas percebe-se que o filme sofreu muito no processo de montagem. Um filme cheio de altos e baixos, numa maré que pode levar o espectador ao enjôo. Mesmo com um elenco empenhado (destaque para a cantora Danni Carlos), suas intenções se perdem sem conseguir um real contato com o público.
entrevista com Roberto Moreira:



Nenhum comentário: