analy

2 de out. de 2009

Salve Geral


O dia em que São Paulo parou. No dia das mães de 2006, a organização criminosa PCC - Primeiro Comando da Capital - empreendeu uma série de ataques a ônibus, comércios e delegacias da capital paulistana, causando pânico e centenas de mortes. Três anos depois, “Salve Geral” relata com coragem e competência os meandros daquele domingo fatídico. O filme foi selecionado para tentar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro e estréia dia 2 prometendo polemizar assuntos delicados.

Para conduzir o espectador nessa história, o diretor Sérgio Rezende voltou-se para um tema que lhe interessa: O amor da mãe por seu filho. Assunto de “Zuzu Angel”, seu último trabalho, sobre a busca da estilista Zuleika Angel Jones pelo corpo de seu filho assassinado pela ditadura brasileira. A mãe batalhadora da vez é Lúcia (Andréa Beltrão), que tem seu filho (Rafael) preso por um assassinato e decide fazer o possível e o impossível para aliviar sua sentença.

Lúcia é professora de piano, mas estudou Direito na juventude. Após uma revolta no presídio onde seu filho cumpre pena, conhece Ruiva, uma advogada sem escrúpulos que trabalha ativamente na organização criminosa que manda e desmanda nas prisões de todo o Estado. Ruiva promete “facilidades” ao filho de Lúcia em troca de serviços para a organização. Aflita e sem dinheiro, a personagem de Beltrão não vê outra opção senão relativizar seus valores éticos e aos poucos mergulhar na criminalidade.

Enquanto isso, Rafael (Lee Thalor) passa pelo mesmo processo. Tentando aliviar seu dia-dia no presídio, gradativamente envolve-se com a “ideologia” de resistência dos líderes do “Comando”, até tornar-se praticamente um membro da facção.

Até o final do filme, mãe e filho, cidadãos de classe média, têm suas visões de mundo totalmente transformadas. Após a noite dos ataques, os dois se reencontram mais maduros e conscientes sobre o mundo violento que os cerca. E o objetivo do diretor Rezende é mesmo esse: Fornecer ao espectador uma experiência que o faça rever seus conceitos sobre a complexa questão da violência em São Paulo, e em todo o país.

Não há mocinhos ou vilões em “Salve Geral”. Diante de um Estado corrupto e impotente, o uso da violência e a ambivalência moral caracterizam todos os personagens. “Todos nós andamos numa linha muito tênue entre o bem e o mal”, disse o diretor em coletiva à imprensa. “Somos todos humanos”, completou.

Sérgio Rezende talvez tenha feito sua melhor obra. Interessado por temas e personalidades da história brasileira, - “Lamarca”, “Guerra de Canudos”, “Mauá” - “Salve Geral” é seu filme mais sólido, dinâmico e impactante. Mesmo com o excesso de subtramas e certa irregularidade nas interpretações.

Principalmente na última meia hora, “Salve Geral” alcança status de filme de ação norte-americano, com direito a perseguições, tiroteios e reviravoltas inesperadas na trama. Por tratar de um episódio real de história brasileira recente, “Salve Geral” bate fundo no espectador. Recebendo ou não a indicação ao prêmio da Academia de Hollywood, é um filme que merece ser visto. Emociona e faz pensar.

Diretor e elenco falam de "Salve Geral"...

Nenhum comentário: