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29 de out. de 2009

Mostra SP: "Nova York, Eu te amo"


Já está virando tradição. Depois de “Paris, Eu Te Amo”, Nova York é o novo ponto de encontro para que diretores de todo o mundo contem suas histórias de no máximo 10 minutos de duração. Brett Ratner, Yvan Attal e Shunji Iwai são alguns dos cineastas agrupados pela produtora Emmanuel Benbihy para discorrerem livremente temas como o amor, diversidade e velhice. “Nova York, Eu Te Amo” encanta pelo frescor, bom humor e coesão entre as histórias.

Projetos similares como o citado “Paris, Eu Te Amo”, “11 de Setembro” e “Bem - vindo a São Paulo” tinham um problema: As passagens de uma história para outra era muita vezes abrupta, gerando certo desconforto no espectador. Os produtores de “Nova York, Eu Te Amo”, porém, tiveram uma ótima idéia para evitar essa irregularidade. Contrataram um diretor especialmente para guiar as transições entre os episódios de cada diretor. O nome dele é Randell Balsmeyer, e seu trabalho unindo as histórias é um dos triunfos do filme.

Além dessa leveza nas transições de um fragmento a outro, “Nova York, Eu te amo” cria encontros inusitados entre personagens de diferentes tramas. Evitando mais uma vez o excesso de fragmentação, e dando ao espectador a sensação de que está vendo um filme coral, com certa unidade, e não apenas uma série de capítulos em série. A possibilidade de rever personagens que já tiveram suas histórias contadas dá chance também para a criação de um vínculo mais duradouro e afetivo com todo filme.

Mesmo com os cuidados dos produtores com a unidade do projeto, algo era realmente inevitável: Algumas histórias são melhores que outras. Os episódios de Fathi Akin (“Contra a Parede”) e Mira Nair merecem destaque. O diretor turco-alemão fez um belo trabalho com sua história sobre um pintor em crise criativa que fica fascinado por uma atendente chinesa, e decide retratá-la num quadro. Em poucos minutos, tem-se uma reflexão sobre arte, vida e inspiração.

A cineasta indiana Mira Nair (“Nome de Família”) alcança a mesma excelência num diálogo entre o dono de uma joalheria indiano (Irrfan Khan) e Natalie Portman (também diretora de um dos episódios). Esse encontro, que deveria ser meramente comercial, toma rumos inusitados e o não-dito torna-se mais esclarecedor do que o explicitado.

“Nova York, Eu Te Amo” conquista pela diversidade, romantismo e ainda brinda o público com um elenco de mitos do cinema, que inclui Julie Christie e Eli Wallach. Coadjuvantes sempre competentes como James Caan e John Hurt, e os astros Orlando Bloom e Shia LaBeouf dão também o ar da graça. Um belo filme.

2 comentários:

Anônimo disse...

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